Arte

Máscaras africanas: entenda a arte tribal africana

Aprenda sobre funções e padrões estéticos presentes na arte da África.

Por Equipe Editorial - agosto 18, 2020
43972 0
Pinterest LinkedIn

O artista tribal africano

O treinamento do artista de uma tribo africana, que pode durar muitos anos, envolve o conhecimento de técnicas de escultura tradicional e como elas se aplicam aos objetos sociais e religiosos que ele cria. Seu ofício pode ser aprendido como um aprendiz na oficina de um mestre escultor, ou às vezes essas habilidades são transmitidas de pai para filho através de muitas gerações de sua família.

O artista tem uma posição respeitada na sociedade tribal africana. É seu trabalho fornecer as várias máscaras e esculturas para uso em cerimônias rituais. Seu trabalho é valorizado pela sua espiritualidade, em vez de suas qualidades estéticas. A arte sem uma “dimensão espiritual”, no sentido mais amplo do termo, nunca transcende o nível do mero artesanato e é incapaz de comunicar aquelas emoções elevadas que nascem de uma inspiração mística mais profunda.


A influência da arte tribal africana na arte ocidental

Quando artistas e colecionadores do Ocidente se interessaram pela Arte Africana, não apreciavam sua função social ou espiritual. A arte africana era simplesmente vista como um gênero ingênuo com um forte impacto visual.

No início do século XX, os artistas europeus estavam à procura de novas formas de expressão que desafiasse, em vez de simplesmente ilustrar, o seu mundo de ideias e tecnologia em rápida mutação. As técnicas tradicionais de realismo e perspectiva pareciam sobrecarregadas e previsíveis. A sua solução foi extrair imagens de outras culturas e fundi-las com influências européias para renovar as cansadas tradições da arte ocidental.

A detail from a display of Africana masks at the 2011 Foire de Paris. Photo- Thesupermat
Foto: Thesupermat

As novas perspectivas que estas culturas ofereceram abriram muitas portas de desenvolvimento que levaram à fertilização cruzada de idéias e estilos que constituem o nosso mundo artístico de hoje. O poder expressivo da arte africana foi fundamental para essa revolução e para o desenvolvimento dos primeiros estilos modernistas: o cubismo, o fauvismo e o expressionismo.

Hoje, as qualidades mais refinadas da arte tribal africana, como as qualidades de boa arte de qualquer continente, são mais claramente compreendidas e assumiram a sua verdadeira posição na arte da humanidade. Infelizmente, no entanto, a maioria das obras de arte africanas tradicionais são agora produzidas para o comércio turístico.


A função de uma máscara africana

No início do século XX, artistas como Pablo Picasso e André Derain foram inspirados pelos desenhos abstratos que descobriram em máscaras tribais africanas. Eles colecionaram e usaram essas obras de arte para influenciar seus próprios estilos de cubismo e fauvismo. Com efeito, eles usaram a cultura africana para refrescar a aquela tradição cansada de pintura na arte ocidental.

Como resultado, agora tendemos a admirar o design arrojado e padrões abstratos de máscaras africanas através de olhos europeus. Nós apreciamos em exposições nas paredes do museu, mas sem de seu significado original e poder mágico. No entanto, elas não foram projetadas para serem vistas dessa forma.

As máscaras africanas devem ser vistas como parte de um traje cerimonial. Elas são usadas em eventos religiosos e sociais para representar os espíritos dos antepassados ou para controlar as forças do bem e do mal na comunidade. Elas ganham vida, possuídas por seu espírito na performance da dança, e são realçados pela música e atmosfera da ocasião. Alguns combinam recursos humanos e animais para unir o homem com seu ambiente natural. Este vínculo com a natureza é de grande importância para o africano e através dos anos as máscaras sempre foram usadas para expressar essa relação.


Os elementos de estilo em uma máscara africana

Há duas forças principais que influenciam o estilo de uma máscara tribal africana:

  • O estilo tradicional que é ditado pelas crenças sociais e religiosas da comunidade.
  • A visão individual do escultor.

Artistas tribais africanos não tentam criar uma representação perfeita de seu assunto. Embora alguns retratos realistas são feitos, outros comemoram qualidades mais abstratas como a nobreza, a beleza, a coragem, a travessura e o humor.

Africana mask from Ouagadougou, the capital of Burkina Faso. Photo- Wegman
Máscaras tipicas da cultura africana

Eles criam uma versão idealizada, enfatizando os elementos que consideram mais importantes:

COMPOSIÇÃO – Arranjos simétricos de linha, formas em símbolos e máscaras que evocam integridade e dignidade.

TEXTURA – Artesanato habilidoso, detalhes finos e qualidade de acabamento são de grande importância para o artista tribal africano. As superfícies altamente polidas que representam uma pele saudável e jovem refletem a idéia de beleza e virtude, enquanto as superfícies ásperas e sujas sugerem medo e mal. Muitas esculturas africanas retratam a figura humana idealizada em seu auge, repleta de saúde, força e celebrando fertilidade ou virilidade.

FORMATO – As máscaras africanas assumem muitas formas. Eles podem ser ovais, circulares, retangulares, alongados, em forma de coração, animal ou humano, ou qualquer combinação destes.

A simplificação e abstração de elementos visuais na arte da Máscara Africana enfatizam seu poder expressivo. Quando olhamos para a arte expressionista do século XX , tendemos a pensar nela como um estilo europeu. Um olhar sobre elementos da arte africana mostra onde este vocabulário visual nasceu.


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)


Fonte

 Artyfactory

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários