Design

Art Déco | Um reflexo otimista através da beleza e luxo

A busca pela beleza em todos os aspectos da vida material refletia diretamente a novidade e o uso em massa da tecnologia da era da máquina.

Por Equipe Editorial - outubro 31, 2019
1536 0
Pinterest LinkedIn

O Art Déco (do francês: arts décoratifs) foi certamente um dos estilos decorativos mais influentes na primeira metade do século XX. Aparecendo pela primeira vez na França na década de 1920, rapidamente foi espalhado pelo mundo exercendo influência, desde às artes visuais e decorativas à moda, arquitetura, filmografia e design de produtos.

Nesse estilo, o objeto de arte não tem propósito ou uso prático além de proporcionar uma estética agradável. Seu intuito é melhorar a aparência de objetos funcionais produzidos em massa — desde relógios e cinzeiros a carros e edifícios. Portanto, não se trata de um movimento.


Contexto histórico

De aparência luxuosa e esplêndida, as pinturas e desenhos da Art Déco marcaram o período de otimismo recém-encontrado após a guerra e a grande depressão.

A busca pela beleza em todos os aspectos da vida material refletia diretamente a novidade e o uso em massa da tecnologia da era da máquina, em vez dos métodos tradicionais de artesanato para produzir muitos objetos.

art deco; Delahaye 135M Figoni & Falaschi Competition Coupe (1935)
Delahaye 135M Figoni & Falaschi Competition Coupe (1935)

art deco; Jose Maria Sert. American Progress Murals (1937) | Rockefeller Plaza, Nova Iorque
Jose Maria Sert. American Progress Murals (1937) | Rockefeller Plaza, Nova Iorque Via Flickr

Principais características do Art Déco

  • Representação do luxo e da beleza estética
  • Influências do cubismo e futurismo
  • Fascínio por geometria
  • Utilização de formas abstratas e fragmentadas
  • Estilo marcado pelo otimismo e avanços tecnológicos
Lempicka Tamara. Autorretrato em um Bugatti Verde (1929) | Coleção particular
Tamara de Lempick . Autorretrato em um Bugatti Verde (1929) | Coleção particular
Tamara Lempick. O Turbante Verde (1930) | Coleção particularTamara Lempick. O Turbante Verde (1930) | Coleção particular
Tamara de Lempick. O Turbante Verde (1930) | Coleção particular

Art Déco, Nouveau e Bauhaus

O uso de formas geométricas e composições simétricas, bem como a combinação entre artes plásticas e artesanato, é o que aproximou o Art Déco da estética da escola de design Bauhaus.

No entanto, eles estavam em lados opostos do espectro modernista. O Art Déco estava focado em itens de luxo e na ornamentação extravagante, em oposição às formas geométricas simples e orientação à eficiência da vida moderna na escola de Bauhaus.

Bauhaus
Bauhaus

O Art Déco também é frequentemente comparado ao Art Nouveau. Apesar de ambos serem fortemente influenciados pela tradição das belas artes e pelos ornamentos esbanjadores, há muitas diferenças entre esses os dois.

O primeiro, como um estilo de design inspirado na industrialização e no progresso técnico, incorporou padrões geométricos arrojados em arranjos simétricos, cores vibrantes e empregou uma variedade de materiais modernos (alumínio, vidro inoxidável, aço, plástico).

Por outro lado, os designers e artistas que trabalhavam com o movimento de Art Nouveau tentavam harmonizar itens modernos com formas mais naturais. Consequentemente, usavam materiais de madeira com frequência e a modelagem de metal e vidro era mais curvilínea, inspirada em desenhos que apresentavam formas orgânicas como flores, trepadeiras, folhas, asas de insetos ou penas.

Art Nouveau
Art Nouveau

Art Déco atualmente

Embora tenha perdido sua popularidade após a Segunda Guerra Mundial, o Art Déco foi revitalizado durante os anos 60 e com a ascensão da cultura consumista.

Devido à sua linguagem visual global e à sua natureza que responde bem aos requisitos da produção em massa, a herança desse estilo decorativo ainda está presente hoje, principalmente no campo da moda e design industrial.

Essa apreciação levou ao estabelecimento de muitas fundações Art Déco, que continuam trabalhando na restauração e preservação de monumentos arquitetônicos construídos nas “eras douradas” pós-Guerra.


Veja também

https://arteref.com/movimentos/art-nouveau-design-e-arquitetura/

Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários