Exposições

O pop e o feminismo no trabalho de Pazza Pennello

Por Paulo Varella - janeiro 21, 2019
3302 0
Pinterest LinkedIn

Sobre a artista

Pazza Pennello (n. 1987) é uma artista pop ucraniana. Nascida em Odessa, ela vive e trabalha em Kiev.

Desde 2012, ela expôe seu trabalho em exposições individuais e coletivas, suas obras fazem parte de coleções particulares na Ucrânia, França, Suíça e EUA.

Pazza Pennello abordou uma série de assuntos e experiências amplamente com diferentes mídias.

Aqui você pode ver um vídeo arte produzido por Pazza

A sexualidade da mulher

Nas obras abaixo, Pazza brinca com imagens de nus femininos e colagens de ícones comuns da cultura pop.

Taste of paradise por Pazza Pennello
Boom! por Pazza Pennello
Boom! por Pazza Pennello

Série “Super Beam”

Nesta série a artista explora feminismo, sexualidade e censura, temas marcados pelo pesado controle soviético. Nas obras um feixe de luz invade cômodos e cenas domésticas, iluminando corpos nus em ambientes que remetem aos anos 80.

Pazza Pennello
Pazza Pennello

“Em 1986 uma participante de um programa de televisão disse ao vivo que ” não havia erotismo na URSS”.

Pazza Pennello

Na verdade o que ela queria dizer era que o tema não era abordado na televisão do país. Isso exemplifica como o assunto era visto no período, como algo imoral e indecente.

O trabalho de Pazza  joga luz sobre essa questão, expondo um contexto sexualmente emancipado mas que ao mesmo tempo não identifica os personagens. São mulheres querendo liberdade na sua sexualidade mas que são oprimidas pelo sistema”.

O público ainda poderá conhecer o vídeo “My Corner” em que uma jovem conta sobre a vida de prostituição enquanto na tela aparece uma rua vazia. Durante dois minutos e cinquenta segundos a confissão da personagem leva o visitante a refletir sobre a condição da mulher nos dias de hoje, em qualquer lugar do mundo.

Aonde ver a obra de Pazza Pennello?

Na Galeria Houssein Jarouche

A Galeria Houssein Jarouche atua como plataforma de exibição e pesquisa das vanguardas da década de 60 bem como os seus desdobramentos contemporâneos. Já recebeu em seus quase dois anos, seis exposições coletivas e individuais como as de Robert Indiana e Claudio Tozzi, além de ter recebido a curadoria de nomes com a italiana Sofia Gotti e de Luisa Duarte.  Sua nova sede, também situada no Jardim América, será inaugurada junto a abertura da exposição da artista ucraniana Pazza Penello.

O responsável pelo novo espaço é o studio mk27 de Marcio Kogan, tendo seu projeto já recebido importantes premiações como o Azure Awards, o IAB 75 anos (Instituto dos arquitetos do Brasil) e duas menções honrosas: Blue Print Awards e World Architecture Festival and Awards, 2018.

O empresário Houssein Jarouche, nome por trás da Micasa e referência em design no Brasil, a partir da sua experiência como colecionador de arte, idealizou o projeto de uma galeria que pudesse ser a primeira com foco curatorial voltado para Pop Art.

A Revolução Bipolar – Pazza Pennello

Abertura: 22 de janeiro, terça-feira, das 19 às 22 horas.

Entrada Gratuita

Local: R. Estados Unidos, 2109 – Jardim America, São Paulo (próximo ao Metrô Oscar Freire)

Horário de funcionamento: de terça à sexta -feira das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h. Até 30 de março de 2019.

Mais informações em  http://galeriahousseinjarouche.com/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários